Como funciona nosso sistema monetário e os cálculos que normalmente fazemos quando utilizamos dinheiro:
1º Passo: Realizamos a FEIRA DA TROCA com gibis (Prática do escambo).
O escambo se caracteriza pela troca de mercadorias, e foi utilizado durante os primórdios da colonização portuguesa do Brasil, uma vez que os índios brasileiros não conheciam qualquer forma de moeda.
Para aprofundar os conhecimentos sobre o sistema monetário, propusemos que os alunos do 2º ano B refletissem sobre o surgimento da moeda e sua necessidade na organização de serviços e procuras da sociedade, bem como a importância da circulação do dinheiro na compra e venda de serviços ou objetos.
2º Passo: Realizamos uma atividade diferente com os alunos, que trouxeram brinquedos de casa e formaram uma banca para negociação com os amigos, estipulando preços para os produtos e operações de compra/venda, ou eventualmente troca. Os alunos se mostraram muito interessados em compreender como funciona o sistema monetário e puderam trabalhar ativamente com cálculos mentais que são tão comuns no dia a dia dos adultos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário