domingo, 16 de junho de 2019

Jogo dos Colares - segundos anos

 Trabalhando com contagem por agrupamentos (10 em 10).

Não faz muito tempo, em certas regiões da África Ocidental, os pastores tinham um método bem prático para contar um rebanho: Faziam desfilar os animais uns atrás dos outros. Na passagem do primeiro enfiava-se uma concha num cordão branco, outra concha na passagem do segundo, e assim por diante... Na passagem do décimo animal, desfazia-se o cordão e enfiava-se uma concha no cordão azul associada ao grupo dessas dez  conchas. Depois recomeçava-se a enfiar as conchas no cordão branco até a passagem do vigésimo animal, ocasião em que enfiava-se a uma segunda concha no cordão azul. Quando esse cordão azul continha, por sua vez, dez conchas, cem animais tendo sido contados, desfazia-se o colar dos grupos de dez e enfiava-se uma concha no cordão vermelho, representando  dessa vez o grupo de cem."
Os alunos dos segundos anos vivenciaram  a experiência dos pastores e aprenderam na prática conceitos básicos de unidade, dezena e centena.











Nenhum comentário:

Postar um comentário