terça-feira, 10 de dezembro de 2019

* Aprendendo Frações com chocolate


“Nossa, que delícia de aula!” Essa foi a frase mais ouvida em sala durante o tempo em que os alunos trabalharam com a noção de fração.
As frações estão constantemente presentes no seu dia a dia, basta aprender a vê-las! 
Foi com essa intenção que os alunos do 4º ano A/B começaram a pensar sobre o suco que tomam, o pacote de biscoitos que comem ou o tablete de chocolate que trazem para a hora do lanche, e que, muitas vezes, dividem igualmente entre os amigos. A lembrança da pizza do jantar em família – dividida em pedaços iguaizinhos para agradar a todos, também veio à memória durante as conversas sobre frações.
Foi a partir dessas situações preparadas para estimular a aprendizagem, que os alunos, orientados pela Professora Gisele, começaram a entender o conceito de Fração. A motivação gerada os levou a desenvolver a ideia de repartição em partes iguais.
Assim, de maneira lúdica e contextualizada, perpassando as atividades cotidianas, os conceitos de numerador e denominador foram sendo construídos.
O principal recurso didático era simplesmente delicioso!! Fracionar uma barra de chocolate de diversas formas e, ao final, poder saborear frações de vários sabores... Estimulou-se assim não só o conhecimento matemático, mas também o científico, afinal, o sentido do paladar ficou bem aguçado!
Vale a pena conferir as expressões dos alunos trabalhando alegremente e compreendendo o conteúdo ensinado com prazer.








Nenhum comentário:

Postar um comentário