sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Encontro com a nutricionista


Em mais um encontro com a nutricionista, Dra Talita, Unidade Fundamental, os alunos colocaram diversas perguntas que foram respondidas por ela. Mostramos abaixo algumas delas, escolhidas pela Coordenação:

1) O refrigerante zero é melhor que o normal?
Os refrigerantes zero ou tradicional atrapalham da mesma forma o crescimento saudável do nosso corpo. A versão zero possui uma quantidade acentuada de sódio, além do tipo de adoçante usado liberar toxinas que prejudicam o cérebro do adulto e da criança. Já o tradicional, este  contém uma grande quantidade de açúcar que também prejudica nosso organismo, além de mexer diretamente com nosso poder de concentração. 
Sobretudo, eles roubam o cálcio do nosso organismo, prejudicando o crescimento saudável de nossos ossos.


2) É bom tomar leite com a comida?
Não é bom tomar leite com a comida!
Tomar leite nas refeições (almoço e/ou no jantar), impedem a absorção de ferro pelo organismo. Os nutrientes precisam se combinar adequadamente para termos um aproveitamento completo dos mesmos. O ferro é um mineral presente em maior quantidade nas carnes vermelhas. Quando não temos ferro o suficiente no nosso sangue, ficamos fracos e sem vontade de realizar as atividades do dia a dia.

3) Qual é o alimento que dá energia?
Os alimentos saudáveis que fornecem energia são: arroz, macarrão, mandioca, mandioquinha, pão integral, batata doce, ... Esses alimentos devem ser combinados entre si em tipos e quantidades, de acordo com as atividades pretendidas, idade e estrutura de corpo da pessoa.

4) É verdade que as frutas vermelhas rejuvenescem?
Sim!!! As frutas vermelhas possuem betacaroteno e licopeno que ajudam na saúde da pele e devem ser consumidos diariamente.

5) Qual alimento não pode faltar na minha lancheira?
Na nossa lancheira ou no nosso lanche não podem faltar alimentos naturais. No caso das frutas,  podemos trazê-los descascados ou cortados para facilitar seu consumo. Quanto maior a variedade durante a semana, melhor para nosso corpo, que ganhará mais nutrientes para manutenção de sua saúde. 














Um comentário: