quarta-feira, 25 de abril de 2018

É experimentando que se aprende


A Professora Claudia propondo pesquisas e práticas experimentais às turmas do Fundamental II, uma vez mais aliou conceitos teóricos à vivência prática, fazendo seus alunos refletirem sobre situações problemas e fenômenos naturais, desenvolvendo posturas que conduzem ao entendimento, respeito e interações positivas com nosso planeta.

De forma lúdica, os alunos do 6º ano A compreenderam que numa situação de equilíbrio todos os seres são importantes e que a alteração de um elemento prejudica todo um ecossistema. Verificaram na prática a importância do equilíbrio ecológico e sua real responsabilidade diante da conservação das cadeias alimentares.






Galápagos 1835 foi o assunto estudado pela turma do 7º ano A, que embarcaram na experimentação, reproduzindo trabalhos de Charles Darwin com as aves tentilhões, relacionando seu bico com sua forma de alimentação, conhecimento que revolucionou a história da humanidade com as provas demonstradas sobre a evolução das espécies.






A fascinação da química esteve presente mais uma vez nas aulas da turma do 9° ano A, que realizou o experimento da invisibilidade utilizando a escrita com limão, que a principio não é identificável impossibilitando sua leitura, mas que se revela após receber a chama da vela, a qual desencadeia um processo químico, instigando os alunos à reflexão sobre as causas possíveis do fenômeno e as conclusões a que se pode chegar. Ficou evidente que a teoria é importante e necessária, mas a experimentação traz nova luz à compreensão, facilitando a fixação dos conceitos e enriquecendo o  aprendizado.














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