"A culinária promove a sociabilidade, a integração, a cooperação e favorece a autoestima da criança, que se sente útil ao exibir e servir o resultado de seu trabalho. Durante a execução de uma receita é possível trabalhar temas relacionados a diversas áreas do conhecimento, basta usar a criatividade".
Durante as aulas do 1° ano, a professora Andreza, com a prática da culinária, exercitou com as crianças um pouco mais do convívio social tão comum no ambiente das aulas presenciais, despertando o lado afetivo e ensinando na prática o respeito mútuo, assim como o reconhecimento de limites.
A dinâmica elevou a autoestima de todos, pois sentiram-se úteis ao preparar uma receita de salada de pepino com tomates, que depois degustaram juntos. Com a receita pronta foi possível ressaltar conceitos referentes ao volume, textura, cor, sabor, ardor, entre tantas outras variáveis. Esta experiência deliciosa, propiciou exploração de fatos, como cuidados de higiene necessários para ter uma vida saudável – como lavar as mãos na hora da alimentação, sempre que chegar da rua ou ir ao banheiro – e cuidados na hora de preparar os alimentos, considerando que se deve lavá-los bem antes de usá-los, além de ter cuidado para que não aconteça nenhum acidente, o que requer sempre a presença de um adulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário