quarta-feira, 13 de março de 2019

A virtude é sentinela do coração (Helen Keller) - 4º ano B

No mês dedicado às mulheres, os alunos do 4º ano B, orientados pela Prof° Denise, aprenderam um pouco sobre a vida de Helen Keller... A primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado. Dentre muitas de suas atividades, tornou-se escritora, conferencista e ativista social norte-americana.
Como estratégia pedagógica, os alunos assistiram ao filme "O milagre de Anne Sullivan", que relata a trajetória de Helen Keller nesta nova condição, visto que se tornou surda e cega aos 18 meses, após uma terrível crise febril, sem causa conhecida.
Mesmo sendo um filme legendado e com pouca "atratividade", os alunos o assistiram e colocaram contribuições significativas, como uma nova possibilidade de comunicação, o importante papel da família, a empatia e sobre acreditar em nós.
Para complementar os trabalhos de pesquisa e conhecimento sobre o assunto, foi assistida uma versão animada da história de Helen Keller, que pode trazer aos alunos possibilidades de estabelecerem  conexões entre o filme e a história. Perceberam que o filme possuía maior riqueza nos detalhes e que a história animada, tratava o tema de forma resumida, reforçando a  importância de nos mantermos abertos ao novo, sabermos ser empáticos, acreditarmos que somos capazes de modificar o mundo à nossa volta e tornarmos a vida do outro melhor e mais significativa... 



No painel de entrada, espaço reservado para expor aos visitantes os trabalhos desenvolvidos em aula. Os alunos representaram com o laço nas cores vermelha e branca, a bengala destinada ao deficiente surdo-cego, como Hellen Keller - além de representarem em forma de fotografia a sua situação...                                                                             Profª Denise













Nenhum comentário:

Postar um comentário