quinta-feira, 21 de março de 2019

Como se mede um mapa? (determinação da escala) - 4º ano B

Aprender geografia pode ser mais interessante e significativo quando colocamos a mão na massa! 
A turma do 4° ano B, colocou a mão no barbante e no mapa:
Como primeira etapa, foi selecionada a atividade sobre escala. Os alunos aprenderam na prática, como a representação de um espaço pode caber em uma folha de papel e suas medidas serem tão fidedignas.
A atividade consistiu em medir o comprimento da parede do salão com barbante. Depois, os alunos dobraram o barbante pela metade e riscaram com giz no chão. Repetiram este procedimento por diversas vezes, até obterem o tamanho necessário para que a metragem daquela parede coubesse numa folha de papel.
Foi possível, com a orientação da professora Denise, concluir que: O número de segmentos de barbante resultante da dobra do mesmo, correspondia ao número de vezes que o tamanho da parede do salão foi reduzido, ou seja, se o barbante foi dobrado 3 vezes resultando em 8 segmentos, significava que a parede do salão foi reduzida em oito vezes para caber no papel, ou seja 1:8.
A atividade permitiu, com sucesso, que os alunos assimilassem os conteúdos teórico e prático, construindo um elo, ou mesmo um laço, entre as possibilidades que experimentaram, compreendendo que um mapa é a representação reduzida de um lugar. 






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