domingo, 31 de março de 2019

O Bico do Tentilhão

Vários cientistas já estudaram o mais celebrado local da ciência da evolução: o arquipélago de Galápagos, no Pacífico, visitado por Darwin e por ele considerado ''origem de todas as minhas visões''. Ali, observou os tentilhões, aves típicas do local, cujos bicos inspiraram as primeiras sugestões veladas por ele em 1835, sobre a teoria evolucionista, que mostra que a seleção natural existe, e que seus efeitos são visíveis de um ano para o outro.
Através de instrumentos simulando o bico do tentilhão (tesoura, pregador, pinça e hashi) , as turmas do 7° ano A/B, verificaram juntas à Professora Claudia, a capacidade de adaptação aos desafios e possíveis mudanças necessárias quanto à alimentação: 

"... Com quais tipos de grãos se alimentaria melhor? Qual seria a  maior possibilidade de sobrevivência às mudanças? Seria possível dar continuidade à espécie e  produzir o maior número de descendentes já modificados?..."

Dúvidas surgiram... Muitas hipóteses foram levantadas e registradas pelas turmas, ampliando ainda mais a curiosidade científica, elemento essencial ao aprendizado das Ciências Naturais....

















Não é a mais forte das espécies a que sobrevive, tampouco a mais inteligente. Sobrevive a que for mais capaz de se adaptar às mudanças.   (Charles Darwin - naturalista)


Nenhum comentário:

Postar um comentário